Proposta Pedagógica
O Ensino Fundamental II do CENSA (6º ao 9º ano escolar) corresponde à faixa etária de 11 a 14 anos. Caracterizada como pré-adolescência e adolescência é o período do despertar do pensamento abstrato e hipotético-dedutivo, fase evolutiva das operações formais quando o adolescente desvincula-se do concreto, tornando-se capaz de trabalhar abstratamente. Esta passagem permite ao adolescente construir sistemas e teorias que lhe possibilitem interpretar e interferir na sociedade em sua complexidade, dinamismo e contradições.
Neste segmento o trabalho centra-se no desenvolvimento da competência do saber, do ser, do fazer e do conviver do aluno, auxiliando-o na construção de sua identidade e de seu projeto de vida, de forma consciente e reflexiva. Esse processo propicia a construção de conhecimento diferenciado, com crescente capacidade de abstração e generalização, com a participação de toda comunidade escolar.
Nossa proposta pedagógica inicia, portanto, o adolescente num processo de ensino aprendizagem exigente, de complexidade crescente, de maior responsabilidade com os estudos, domínio de conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao prosseguimento dos estudos no Ensino Médio, segundo diretrizes do Sistema Nacional de Ensino e exigências dos exames para acesso ao Ensino Superior. Para isso, faz-se um trabalho de base, contextualizado, interdisciplinar, integrado e integrador com a avaliação sistemática do processo e acompanhamento do aluno no seu ato de aprender.
A equipe pedagógica assume o desafio de reconstruir os caminhos da sensibilidade, da emoção, da intuição, da construção de valores, de solidariedade, de trabalho integrado com todos os outros segmentos da escola, visando a formação do cidadão ético e capaz de atuar na sociedade para torná-la mais humana, personalizada em vista de uma cidadania responsável, ecológica e sustentável. Para isso os estudantes vivenciam projetos de trabalho a partir de temas da realidade em que se inserem.
Este setor é responsável por atuar como um elo entre a Instituição e a comunidade, ouvindo o que ela tem a dizer e abrindo o diálogo entre suas expectativas e o planejamento escolar. A Orientação Educacional tem como objetivo ajudar os alunos a serem protagonistas no processo contínuo de construção de sua identidade pessoal e do desenvolvimento de procedimentos, atitudes e competências que os levem ao exercício da cidadania evangélica onde quer que se encontrem.
Característica da Orientação Educacional é sua atuação em íntima sintonia com as outras dimensões ou serviços educacionais. Caracterizada, entre nós como “Assistência Salesiana", é presença que atua junto ao aluno, considerado em seu núcleo comunitário (turma, ano ciclo próprios), ajudando-o a realizar o que de melhor possui como ser social. Presença dinâmica, animadora e amiga, a Assistente, pessoa religiosa ou leiga, é portadora de propostas de valores que questionam, desafiam, estimulam e apoiam a criança, o pré - adolescente, adolescente e jovem.
A Orientação Educacional no CENSA tem como objetivos:
Promover a aproximação entre comunidade e atores educacionais, mediando o diálogo na busca para solução de possíveis problemas; orientar os alunos em sua formação pessoal, priorizando o projeto de vida, a vivência de valores, a integração social e comportamentos fundamentais à vida em sociedade escolar; conhecer, avaliar e dialogar com os alunos criticamente e positivamente o que eles valorizam e amam; acompanhar os educadores na identificação e resolução de possíveis problemas relacionais e disciplinares dos alunos, promovendo a integração da família nesse processo; estabelecer uma parceria coerente e dinâmica com a coordenação pedagógica, buscando o acompanhamento individualizado dos alunos, principalmente com dificuldades de aprendizagem; acompanhar os alunos quanto à responsabilidade com os estudos, ensinando-lhes a estudar e organizar o tempo; integrar os alunos e a família com a escola visando à felicidade dos alunos e a satisfação dos pais.
Para atingir esses objetivos desenvolvemos projetos educativos que integram: assistência salesiana, acolhidas e conversas informais; integração e socialização dos alunos; atendimento aos pais para integração família-escola; diálogo para solução de possíveis problemas e/ou dificuldades dos alunos; atenção ao compromisso com as tarefas de casa, falta às aulas, atrasos, atendimento às normas da escola; conversas/dinâmicas informais e rápidas com as turmas sobre temas relevantes à faixa etária: comportamento, liderança, amizade, sustentabilidade, cyberbulling; roda de conversa com os pais sobre temas relevantes; incentivo à participação em projetos sociais; criar a cultura da solidariedade.